segunda-feira, 23 de abril de 2007


PACIÊNCIA


Numa situação confusa, de perturbação, o que fazer?Por favor, não faça nada. Você criou uma confusão por causa do seu fazer excessivo. Você é um tamanho fazedor, você confundiu tudo à sua volta - não somente para si mesmo, mas para os outros também. Seja um não-fazedor; isso será compaixão para consigo mesmo. Seja compassivo. Não faça nada, porque com a mente falsa, com uma mente confusa, todas as coisas se tornam mais confusas. Com uma mente confusa, é melhor esperar e não fazer nada de forma que a confusão desapareça. Ela desaparecerá; nada é permanente neste mundo. Você só precisa uma profunda paciência. Não seja apressado.


Vou lhe contar uma história. Buda estava viajando através de uma floresta. 0 dia estava quente. Era exatamente meio-dia e ele sentiu sede; assim, disse para seu discípulo Ananda: "Volte. No caminho, nós atravessamos um pequeno riacho. Volte lá e traga um pouco d'água para mim".Ananda voltou, mas o riacho era muito pequeno e algumas carroças estavam atravessando- o. A água estava agitada e tinha ficado suja. Toda a sujeira que estava assentada nele tinha vindo para cima e a água não era potável agora. Assim, Ananda pensou: "Eu tenho que voltar". Ele voltou e disse para Buda: "Aquela água se tornou absolutamente suja e não está boa para se beber. Permita-me ir à frente. Eu sei que existe um rio a apenas alguns quilômetros de distância daqui. Eu irei e buscarei água para você".

Buda disse: "Não! Volte ao mesmo riacho". Como Buda tinha dito isto, Ananda tinha que seguir a ordem. Mas ele a seguiu sem entusiasmo pois sabia que aquela água não podia ser trazida. E tempo estava sendo desnecessariamente perdido! E ele estava com sede, mas como Buda disse para ir, ele tinha que ir.Novamente ele retornou e disse: "Por que você insiste? A água não está potável". Buda disse: "Vá novamente". E como Buda havia dito para voltar, Ananda teve que ir.A terceira vez que ele chegou no riacho, a água estava tão clara quanto ela sempre esteve. A sujeira tinha ido embora, as folhas mortas tinham ido embora e a água estava pura novamente. Então Ananda riu. Ele trouxe a água e veio dançando. Ele caiu aos pés de Buda e disse: "Seus meios de ensinar são miraculosos. Você me ensinou uma grande lição - que apenas a paciência é necessária e que nada é permanente".E este é o ensinamento básico de Buda: nada é permanente, tudo é transitório - assim por que ser tão preocupado? Volte ao mesmo riacho. Então, tudo deve ter mudado. Nada permanece o mesmo. Apenas seja paciente: vá novamente e novamente e novamente. Apenas alguns momentos e as folhas terão ido embora e a sujeira terá se assentado novamente e a água estará pura novamenteAnanda também perguntou a Buda, quando ele estava voltando pela segunda vez: "Você insiste que eu vá, mas eu não posso fazer alguma coisa para tornar aquela água pura?".Buda disse: "Por favor, não faça nada; do contrário você a tornará mais impura. E não entre no riacho. Apenas fique do lado de fora, esperando, na margem. Sua entrada no riacho criará uma confusão. 0 riacho flui por si mesmo, assim deixe-o fluir".Nada é permanente; a vida é um fluxo. Heráclito disse que você não pode pisar duas vezes no mesmo rio. É impossível pisar duas vezes no mesmo rio porque o rio fluiu; tudo mudou. E não somente o rio fluiu, você também fluiu. Você também é diferente; você também é um rio fluindo.Veja esta impermanência de todas as coisas. Não tenha pressa; não tente fazer nada. Apenas espere! Espere em um total não-fazer. E se você pode esperar, a transformação estará presente. Este próprio esperar é a transformação.

Osho, The book of the Secrets

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Faby!!
Eu li todos seus textos,achei lindos!! esse aqui foi que mais demonstra meu estado de espírito hoje...e às vezes esperar é preciso!! a gente tem pressa,mas o tempo certo é o tempo de Deus.
Continue sempre com boas idéias,você sempre tem cabeça para bolar tudo né?! por isso que tem muitos admiradoes,te adoro amiga,bjs.

Anônimo disse...

Prima,oia eu aqui!!
Cara,quanto tempo né?! saudades grandes!! andei fuçando sua life...e para variar,você está com fotolog e esse tal de blog hein!! boa idéia,vou falar para Aninha,ela também tem blog(é sobre literatura)
Eu li tudo,os textos estão bons,mas eu quero você dissertando sobre sua idéia,pode parando de postar algo bonito encontrado na net!! sabe que sou crítico né?! então vou cobrar mesmo...rs
Beijo do seu primo mais bonito...Rick!!

Anônimo disse...

Muito bacana! Estou lendo um livro exatamente sobre " Paciência", e hoje em dia, nesse mundo tão moderno, em que o tempo é tão precioso, mas que todos vivem uma vida rápida, não sabendo ao menos saborear uma comida e pior: a vida. O ser humano, aos poucos, perde a essencia da vida com a pressa.

A paciência ajuda em todas as situações e desafios da vida.

"Pela paciência se vai à alegria e, pela impaciência, à dor."

Anônimo disse...

Muito bom!!
Aliás você sempre foi bem intencionada né?! te admiro,sabe disso...mas,eu também acho que dentro de você deva existir um boa escritora.Por isso queremos algo feito por você NOW!!!!
Família unida até na net...rs
Amo você mané,minha historiadora preferida!!!

Anônimo disse...

oi linda!!vc esta em toda a parte!!rsrsrsrsrs
vc tem um otimo gosto parabens!!!
bjjjjjjjjjjjj