domingo, 22 de abril de 2007

Fênix



No dia 29 de janeiro de 1996, uma labareda tomou conta de uma das construções mais valiosas de Veneza: a casa de ópera La Fenice, de 204 anos de idade. Centenas de pessoas viram o edifício ser consumido pelas chamas.Por coincidência, La Fenice significa "a Fênix", referindo-se à ave mitológica de grande porte que merecia o título de animal mais raro da face da terra, simplesmente por ser a única de sua espécie.Fênix possuía uma parte da plumagem feita de ouro e a outra colorida de um vermelho incomparável. A isso ainda aliava uma longevidade jamais observada em nenhum outro animal. Seu habitat eram os desertos escaldantes e inóspitos da Arábia, o que justificava sua fama de quase nunca ter sido vista por ninguém.Quando Fênix percebia que sua vida secular estava chegando ao fim, fazia um ninho com ervas aromáticas, que entrava em combustão ao ser exposto aos raios do Sol. Em seguida, atirava-se em meio às chamas para ser consumida até quase não deixar vestígios. Do pouco que sobrava de seus restos mortais, se arrastava milagrosamente uma espécie de verme que se desenvolvia de maneira rápida para se transformar numa nova ave, idêntica à que havia morrido.A crença nessa ave lendária figura na mitologia de vários e diferentes povos antigos, tais como gregos, egípcios e chineses. Apesar disso, em todas essas civilizações, seu mito preserva o mesmo significado simbólico: o renascer das próprias cinzas.

Até hoje, essa idéia é bastante conhecida e explorada simbolicamente.

Algumas vezes, como a Fênix, temos que renascer das cinzas. Devemos passar pelo fogo e sair fortalecidos, renovados e renascidos.

5 comentários:

Ricardo Dalai disse...

fênis...tenho uma certa paixao por essa ave, nao pela mitologia, mas pela vontade de voar mesmo morta.

creio q sou meio assim: sonho em voar, mesmo estando, as vezes, quase morto.

ta lindu viu...
bjao

Anônimo disse...

É verdade Faby.. A Fênix é um simbolo que usamos pra representar o que temos de mais dificil que temos que passar na vida: os obstaculos, que por vezes no faz virar cinzas.. e que apesar de tudo, temos que erguer a cabeça e seguir em frente.. Mas o que sabemos é que um não tem um mal que não venha pra um bem.. e depois disso tudo, crescemos espiritualmente e nos tornamos mais fortes pro proximo obstaculos.. como grande Fernando Pessoa um dia disse: 'Pedras no Caminho? Guardo todas, um dia construirei meu castelo!'

Que possamos levar esse ensinamento da fênix.. Mesmo estando em cinzas diante da vida, podemos renascer (mais fortes) e com a alma também renovada..

Mil beijos, Faby!!
..
*

Robson Valentim disse...

As passamos momentos dificeis em nossas vidas, e sempre pensamos em parar,mas deviamos seguir como exemplo esta ave que nunca desiste,por isso devemos levantar a cabeça e continuar.

Anônimo disse...

Tá muito legal Fá o blogg, cheio de temas interessantes, muito boa a idéia!

Beijo grande,

Dani

Anônimo disse...

Períodos da vida em que nós estamos tão fracos e arrasados que nada explica a nossa dor. Só um período de renascimento para voltar á vida.